SlowSoul de Allyson Amaral [2019]

SlowSoul, um solo de dança inspirado no primeiro álbum do rapper britânico Tricky, chamado “Maxinquaye”, lançado em 1995. O artista allyson amaral mergulha neste universo sonoro criado no fim dos anos 80 e início dos 90 na periferia de Bristol na Inglaterra. Originariamente chamado “sound of Bristol” e que posteriormente seria chamado de Trip Hop. A partir das reverberações imagéticas, sonoras e  poéticas do álbum, allyson amaral aborda de maneira entorpecida e experimental o universo sonoro construído pelo próprio Tricky. E junto, o desejo  de borrar no seu próprio corpo as fronteiras entre a dança contemporânea e diferentes linguagens corporais utiliza o estilo das Danças Urbanas chamado “Jookin Dance/Gangsta Walking”  como força motriz e de resistência de uma vida preta em constante estado de alerta nas esquinas.

 

Projeto selecionado pelo edital do Cultura Inglesa para o 23° Cultura Inglesa Festival (2019), SlowSoul estreou dentro da programação de dança do Festival e foi desenvolvido e apresentado no Centro Brasileiro Britânico.  Em parceria com allyson amaral respondi pela produção geral do projeto.

 

FICHA TÉCNICA

Concepção, Direção e Performance: Allyson Amaral
Colaboração Artística e Dramaturgia: Ana Dupas
Concepção de Trilha Sonora: Beth Beli e Jackie Cunha
Concepção de Luz: Fernando Melo
Concepção de Figurinos: Alex Cassimiro
Produção de figurino: Leonardo Shamah
Colaboração Artística nas Aulas de Danças Urbanas: Cia Fusion de Danças Urbanas (BH-MG)
Produção: Isis Andreatta
Fotos: Maria Tuca Fanchin

Agradecimentos: À Cia Fusion de Danças Urbanas composta por Leandro Belilo, Augusto Guerra, Jonatas Pitucho, Silvia Kamyla, Isadora Coelho, Jefferson Siqueira e Wallison Culu por abrir o espaço e o treino para o acolhimento desse projeto.