membranas_sescpinheiros_mariliavasconcel

MEMBRANAS DUPLO (2015) de Mariana Costa - Coletivo Elástica


“Membranas Duplo” é uma performance de dança do Coletivo Elástica que investiga as interações entre o corpo, as artes visuais e a arquitetura. “Membranas Duplo” faz parte do projeto “Membranas” cujo ponto de partida para a pesquisa do Coletivo Elástica que investiga as interações entre o corpo, as artes visuais e a arquitetura. Trata-se de uma performance de dança que se debruça sobre as fronteiras do corpo, as diferentes noções de interior e exterior e a ideia de camuflagem. Para isso, o Coletivo explorou o material adesivo vinílico em suas qualidades e características, buscando as semelhanças com as formas e simbologias da pele.

Quantas peles possuímos? Quantas camadas são necessárias para nos moldar na sociedade? O que da pele é visível e o que do corpo é invisível? A ação de descolar se torna uma metáfora para o processo de revelação da nossa construção social e identitária , em busca sempre do que está escondido, do que está além, do que está dentro.

“Membranas Duplo” é uma performance do Coletivo Elástica, que dá continuidade ao Projeto “Membranas”, pelo qual o coletivo desenvolveu as performances de dança “Membranas Ocupa o Largo”, apresentada em 2014 nas comemorações do Bicentenário do Largo da Memória no centro de São Paulo (evento promovido pelo DPH – Secretaria Municipal de Cultura SP) e “Membranas I – Peel It Off” apresentada de 2013 a 2015 em diversos locais em São Paulo, além de Nova Iorque, Salvador e Recife.

Realização / Execution: Coletivo Elástica
Concepção / Conception: Mariana Costa e Liene Bosquê
Direção / Directed by: Mariana Costa
Assistência de direção / Assistant director: Isabella Gonçalves
Performers criadores: Isabella Gonçalves, Isis Andreatta, Joana Ferraz, Larissa Ballarotti, Mariana Costa e Robson Ferraz
Produção / Producer: Carolina Goulart
Assistência de produção / Assistant producer:: Gabriela Alcofra
Concepção de figurino / Costume design: Isabella Gonçalves e mariana costa
Confecção de figurino / Costume execution: Werly Braz
Imagens / Images (vídeo) : Jorge Maia e Felipe Brancaglion
Edição / Edition (vídeo): Nuno Cassola Marques