
DANÇA QUE SE DANÇA [2019] - Instituto Olga Kos
Inspirada na relação do artista Hélio Oiticica (1937-1980) com a dança, a montagem tem como proposta evidenciar uma dança que se constrói “fora dos padrões”, mas que tem força para dialogar com circuitos diversos e que evidencia autonomia, liberdade e respeito à diferença.
A apresentação faz parte do encerramento do projeto Corpos em Luz, do IOK, realizado por uma equipe multidisciplinar do instituto – formada por pedagogos, psicólogos e instrutores de dança, entre outros profissionais – em seis organizações parceiras espalhadas pela cidade de São Paulo, e que em por seis meses em 2019 trabalharam juntos no processo de criação do espetáculo, por meio de oficinas de dança.
Fundado em 2007, o IOK é uma associação de inclusão cultural, sem fins lucrativos, que desenvolve projetos artísticos e esportivos para atender, prioritariamente, crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual e em situação de risco social. Nas oficinas de artes, o instituto busca divulgar a diversidade cultural e artística do país, incentivar o exercício da arte e ampliar os canais de comunicação e expressão dos participantes.
Este projeto teve direção artística de Gustavo Paulino e como equipe de dança xs artistas Isis Andreatta, Camila Miranda e Ricardo Januário.



